Está pensando em se mudar, porém não tem ideia de por onde começar? Para deixar a sua mudança mais fácil, é preciso ter um planejamento e isso começa no momento em que você está procurando apartamentos para alugar.
Com uma organização antecipada, você pode reduzir as dores de cabeça e cortar gastos que envolvem a mudança. Confira as dicas para tornar esse processo mais fácil e coordenado.
Como fazer uma mudança de forma mais leve?
O processo de mudança não se resume a colocar os móveis no caminhão e se mudar. Ele começa quando você assina o contrato com o novo lugar e já está com as chaves na mão. Nesse momento, é hora de iniciar a jornada para o novo imóvel.
Descarte o que você não usa mais
É daqueles que ensaiou para praticar o desapego o ano todo, mas que não encontrou oportunidades? A mudança é o momento ideal para isso! É possível aproveitar o momento de organizar as caixas para eliminar o que você não usa mais, como roupas, sapatos, utensílios e outros.
Se você não usou aquele objeto nos últimos meses, ou até no último ano, então não tem motivos para mantê-lo ali no fundo do armário ou do guarda-roupa. Além disso, você estará ajudando alguém que precisa, fazendo a peça circular.
Nesse momento também é hora de avaliar se tem algum móvel que você não está usando, mas que tem apego. Os objetos pessoais com valor sentimental também podem ser avaliados. Escolha apenas aqueles que trazem as melhores memórias e fazem sentido para você.
Faça um planejamento antecipado
Fazer uma mudança em cima da hora, além de deixá-lo cansado, pode o fazer gastar mais. Por isso, planeje antes, recolhendo as caixas em locais estratégicos, como lojas de varejo, supermercados, lojas de embalagens e outras.
Outro ponto é fazer orçamentos do caminhão de mudança em diversas empresas. Assim, você consegue comparar os preços e avaliar o que mais vale a pena. E também vale mobilizar familiares e amigos para ajudar no transporte.
Algumas empresas disponibilizam, além do transporte, as caixas para embalar a mudança como parte do serviço. Assim, o ideal é avaliar com a empresa se esse serviço está incluso no pacote.
Para embalar a mudança, comece pelos cômodos que você usa menos, como o quarto de visitas. Avalie quanto tempo você tem por dia para empacotar as coisas e veja quantas caixas consegue encher. Também é válido pedir ajuda dos amigos e familiares para andar mais rápido.
Organize as caixas
Organize as caixas para saber o destino de cada uma depois da mudança. Você pode criar um sistema de numeração de acordo com os objetos e o cômodo de destino. Outra ideia é usar um sistema de cores para organizar por cômodo as caixas. E ainda dá para escrever o nome de cada cômodo na parte de fora da caixa, incluindo os itens contidos nela.
Embale os móveis
Alguns móveis são mais frágeis e ficam mais expostos aos danos. A indicação é que eles sejam embalados para evitar avarias. Você pode usar plástico-bolha para fazer várias camadas do material. Quanto mais frágil for a peça, maior o número de voltas no plástico-bolha.
Faça uma lista dos seus objetos
Você pode usar um caderno ou o bloco de notas do seu celular para fazer um inventário do nome que você colocou nas caixas e todo o seu conteúdo. Isso vai ajudar na hora de destinar as caixas para o local correto.
Leve os objetos de alto valor junto com você
Objetos de alto valor, como joias, notebooks e outros equipamentos mais caros e propensos a danos, precisam ser levados junto com você. Esse cuidado evita danos nos objetos e furtos, principalmente quando a mudança envolve mais de uma pessoa, como ajudantes.
Monte um kit de sobrevivência
Os primeiros dias na casa nova podem ser caóticos. Por isso, prepare uma caixa e uma mala com roupa de cama, toalha, roupas pessoais, pratos, talheres descartáveis, remédios, sapatos, itens de higiene pessoal e outros.