Se você é um gamer de longa data, sabe que o mercado de jogos evoluiu a ponto de os games se tornarem uma verdadeira atividade profissional. Dados da Mordor Intelligence apontam que, somente em 2024, os games de alto desempenho irão movimentar US$ 189 bilhões, valor maior que a indústria de Hollywood inteira.
Atualmente, já são mais de 3,4 bilhões de jogadores em 2024, mas apenas uma pequena maioria é formada por profissionais. Para este grupo, ter uma máquina de alto desempenho é fundamental para manter a competitividade, mas saber como fazer a manutenção no seu notebook é ainda mais importante.
Por isso, seja você um gamer recreativo ou profissional, se o seu objetivo é adquirir um bom notebook na Black Friday ou otimizar sua máquina, vamos te ajudar. A partir de agora, confira dicas de como adaptar seu notebook e melhorar o desempenho dos seus jogos.
Memória
Jogos de alto desempenho exigem, como o nome entrega, uma configuração à altura. E a memória é um componente essencial para evitar travamentos na hora de fazer suas partidas.
A maioria dos notebooks já vem de fábrica com pelo menos 8 GB de memória, mas, no caso dos notebooks gamers, a exigência é maior. Por isso, você deve ter, pelo menos, 16 GB de memória RAM. Isso vai garantir que seu notebook conseguirá executar os jogos sem interrupções (o famoso “lag” que tanto irrita os jogadores).
Por isso, considere fazer um upgrade de memória adicionando ou trocando os slots por novos. Além de aumentar a capacidade, novos slots de memória também aumentam o desempenho dos jogos. Mas certifique-se de verificar com o fabricante do seu notebook qual o tipo de memória RAM que a máquina suporta.
Processamento gráfico
Uma das limitações dos notebooks é a placa de vídeo, componente central para executar jogos que demandam muito processamento gráfico. Em vários notebooks, a placa de vídeo pode vir integrada com a CPU, o que impede que você consiga fazer modificações e comprar uma placa de melhor desempenho.
Por isso, se quer jogar em alto desempenho, sempre escolha notebooks que possuem uma placa de vídeo (GPU) dedicada e separada do conjunto. Isso permite que você possa realizar modificações e fazer o upgrade da placa caso seja necessário.
Porém, você não precisa trocar de notebook se o seu vier com uma placa integrada. Neste caso, pode optar por adquirir uma GPU externa através de um cabo, aumentando o potencial da sua máquina.
Atualização dos drivers
Os pontos mais importantes em uma placa de vídeo são os drivers, que funcionam como uma “ponte” entre o sistema operacional do notebook e a GPU. São eles que transformam toda a potência da sua placa em alto desempenho no notebook.
Sabe aquela bela imagem do seu jogo rodando sem travas? É função dos drivers permitir que isso aconteça. Eles são atualizados pelas fabricantes da sua placa durante um certo período, e é fundamental que você instale essas atualizações sempre que estiverem disponíveis.
Se você enfrentar algum problema de instabilidade no jogo ou travamentos, isso pode ocorrer pela falta de atualização dos drivers. Instale todas as atualizações assim que saírem e certifique-se de manter sua GPU sempre atualizada.
Energia e aquecimento
Você já viu algum PC Gamer e notou que vários possuem grandes ventiladores ou sistemas de refrigeração complexos?
Pois é, a estrutura desse tipo de máquina demanda um alto consumo de energia, que gera um forte calor e pode comprometer parte do desempenho nos jogos. Os jogadores utilizam o resfriamento para minimizar os impactos e evitar que a máquina trave ou até sofra queima de componentes.
Uma das formas que você pode utilizar para economizar energia é colocar seu notebook no “Modo de Jogo” ou “Modo Economia de Energia”. Essa prática faz a máquina redirecionar energia para os locais mais importantes, como o processador, reduzindo o consumo geral ao eliminar outras fontes de desperdício.
No modo jogo, qualquer outro aplicativo vai para o segundo plano e reduz o consumo geral, além de elevar a performance do seu notebook na hora que realmente importa — as partidas.
Já para o resfriamento, como o notebook não possui uma grande CPU, você pode optar por adquirir um cooler para notebook, que é uma base cheia de ventoinhas na qual você apoia sua máquina para evitar superaquecimentos. O ideal é que você adquira uma base com seis coolers e velocidade de rotação entre 2.000 e 3.000 RPM, que garante um resfriamento total do seu notebook.