Você já reparou na quantidade de lixo que é gerado na sua cozinha todos os dias durante o preparo das refeições ou nas compras? Todos os resíduos produzidos são descartados, de forma mais ou menos eficiente, dependendo da região do nosso país.
Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos de 2023, 77,1 milhões de toneladas de resíduos sólidos foram gerados no Brasil em 2022. A questão aqui é que nem sempre é feita a destinação correta desse lixo. Por isso, é importante que façamos a nossa parte em casa, reduzindo a quantidade de lixo.
Com medidas práticas, você pode ter uma cozinha mais sustentável, reaproveitando recipientes, fazendo compostagem, planejando as refeições que podem ser armazenadas em um freezer e escolhendo produtos com menos embalagens. Confira as dicas.
Dicas para ter uma cozinha mais sustentável
Mudar os nossos hábitos de consumo nem sempre é fácil, mas todos podemos contribuir para reduzir o impacto do nosso consumo no meio ambiente por meio de atitudes conscientes. Isso reflete diretamente nas próximas gerações, que já têm mudado os seus hábitos e adotado um estilo de vida mais responsável.
E essa mudança pode começar na cozinha, onde produzimos a maior quantidade de lixo durante o dia. Isso não significa que você vai deixar de se alimentar bem, mas que vai se organizar melhor para reduzir o lixo gerado.
Tenha suas próprias sacolas de compra
Se você ainda não tem uma sacola sustentável para carregar as compras, existem alguns supermercados que as vendem. Assim, você pode reutilizar a sacola várias vezes sempre que precisar ir ao supermercado, feira, shopping e outros lugares.
Algumas são feitas de materiais sintéticos e outras de pano, a escolha fica por sua conta. Você pode deixar uma sacola dessa no carro ou na bolsa, assim não a esquece e a tem sempre à mão para carregar as compras.
Evite comprar produtos com embalagens
Dê prioridade para produtos a granel e tente reduzir o consumo de itens embalados com plástico, que vai virar lixo. Dessa forma, você pode levar o seu próprio pote para reabastecer o seu estoque.
Quando for comprar produtos no mercado, dê preferência aos produtos em potes de vidro, como conservas e molhos, assim, pode reutilizar o vidro para armazenar outros tipos de alimentos.
Não compre utensílios descartáveis
Os utensílios descartáveis podem ser atraentes pela praticidade que proporcionam, pois evitam a lavagem de copos, garfos e pratos. Mas eles são prejudiciais ao meio ambiente, pois o plástico demora a se decompor. Por isso, evite esse tipo de recipiente para festas. Ah, para o dia a dia, use a sua própria caneca em vez de copos de plástico.
Invista em compostagem
Para reduzir ainda mais a produção de lixo, considere transformar o seu alimento em adubo por meio da compostagem caseira. Você pode fazer isso morando em casa ou apartamento.
Se for montada corretamente, a composteira não libera maus odores e não atrai insetos. Além disso, você pode aproveitar o seu próprio adubo para plantar uma horta e alguns temperos para ter em casa.
Separe o lixo para reciclagem
Procure saber se na sua cidade tem coleta seletiva e comece a separar o lixo de acordo com as características para entregar à coleta. Em vez de deixar tudo em uma sacola, separe papel, plástico, metal e vidro do lixo orgânico.
Esvazie todas as embalagens e retire os excessos de resíduos. Se for preciso, lave a embalagem. Essa atitude já vai reduzir bastante a quantidade de lixo que você descarta no lixo comum.
Planeje suas refeições
Organizar as refeições da semana pode te ajudar a evitar o desperdício de alimentos, pois você vai comprar os ingredientes que vai usar durante a semana, seguindo o cardápio.