Trabalhando de forma ininterrupta, a geladeira, essencial em qualquer residência, acaba sendo uma vilã da conta de energia. Como ela funciona o tempo todo, seu consumo energético acaba sendo superior aos dos demais eletrodomésticos e das lâmpadas. Nesse cenário, encontrar formas de reduzir esse gasto é fundamental para economizar dinheiro.
Ter em casa uma geladeira econômica, moderna e de bom consumo energético é meio caminho andado para esse fim. Mas, além de ter um aparelho eficiente, existem outras táticas que podem ser adotadas e que colaboram para diminuir ainda mais a conta de energia. Entenda mais sobre o tema no texto abaixo.
Controle a temperatura interna da geladeira
Você sabia que, para ter um melhor consumo energético da sua geladeira, o recomendado é que você controle a temperatura interna dela? Esse ajuste depende de vários fatores externos e internos, como capacidade de armazenamento do aparelho, posição do eletrodoméstico na cozinha e até estação do ano.
Por exemplo, durante as ondas de calor e o clima mais seco, deve-se posicionar o termostato na temperatura máxima. A mesma medida deve ser adotada quando a geladeira estiver cheia, permitindo assim a conservação dos alimentos de forma adequada e sem precisar trabalhar mais.
Já nos dias frios ou quando a geladeira estiver vazia, o termostato deve ser ajustado para a temperatura mais baixa. Isso impedirá o congelamento de alguns alimentos e reduzirá o gasto de energia desnecessário para manter um resfriamento mais intenso. Quando o clima estiver mais ameno ou a capacidade de ocupação for intermediária, coloque a temperatura média no termostato, o que evitará contas de luz mais caras.
Não guarde alimentos quentes
Após preparar alguma refeição, não a guarde imediatamente na geladeira. Armazenar alimentos muito quentes faz com que o compressor precise trabalhar mais para manter a temperatura interna estável, o que aumenta significativamente o gasto de energia. Para evitar problemas, deixe os alimentos fora do eletrodoméstico até que eles fiquem em temperatura ambiente.
Reorganize as prateleiras
O interior da sua geladeira é uma bagunça? Preste atenção, pois isso pode estar aumentando o valor da sua conta de luz. O interior é dividido em prateleiras, gavetas e suportes, sendo que cada um é projetado para armazenar alimentos diferentes.
Portanto, reorganizar esses espaços para seguir as recomendações para cada tipo de alimento é muito útil para manter o consumo energético dentro do padrão esperado. A primeira prateleira costuma ter a temperatura mais baixa, perfeita para evitar a proliferação de bactérias. Assim, deve-se posicionar ali frios, laticínios e embutidos. Na prateleira intermediária, coloque doces, alimentos que estão em processo de descongelamento, restos de comida e manteiga.
A última prateleira tem uma temperatura mais fria que a do meio, mas não tão gelada quanto a primeira. Ali é um ponto ideal para guardar enlatados, comidas prontas e frutas, de modo a prolongar a vida útil desses alimentos.
Posicione-a longe das fontes de calor
Até mesmo onde a sua geladeira fica posicionada na cozinha pode influenciar no consumo de energia dela. Pode parecer mentira, mas não é. Se a geladeira ficar rodeada de outros eletrodomésticos — como fogão, micro-ondas e forno elétrico —, ela estará exposta às temperaturas elevadas emitidas por eles. Desse modo, o motor dela irá precisar trabalhar mais para manter o interior dela refrigerado.
Portanto, a dica aqui é óbvia: procure posicioná-la longe desses outros eletrodomésticos, evitando assim os impactos desse trabalho extra. O mesmo cuidado vale em relação às janelas e portas, sobretudo quando elas recebem luz solar direta. Assim, o ideal é colocá-la em um canto da cozinha que não bata sol, garantindo assim que ela não precise trabalhar mais e possa ter uma temperatura externa estável.
Abra a porta apenas quando for necessário
Por fim, o texto não poderia finalizar sem citar um dos conselhos mais clássicos — e efetivos — sobre o assunto. Manter a porta da geladeira aberta por muito tempo, ou abri-la várias vezes, é um dos hábitos que mais prejudicam o seu rendimento e encarece a conta de luz.
Isso porque, cada vez que a porta é aberta, o aparelho recebe ar quente, precisando trabalhar mais para retomar a temperatura interna a um nível adequado. Sempre que for pegar algo nela, tenha em mente exatamente o que você quer, tirando tudo o que for necessário de uma única vez e rapidamente.